Tendo em conta as necessidades de financiamento do projeto, calculadas no mapa Origem do Financiamento, deverá criar o(s) plano(s) de empréstimos (e respetivas amortizações) necessários ao financiamento do referido projeto. Para este efeito, o Business Planner disponibiliza uma ferramenta que o irá ajudar, de uma forma muito rápida, a criar os seus planos de financiamento detalhados e a fazer refletir automaticamente os valores calculados na Dívida do projeto.
DICA: No caso de pretender simular apenas (sem interferir nos dados do projeto) poderá utilizar o Simulador de Financiamentos antes de integrar qualquer plano. |
Conforme o tipo de investimentos, poderão ser configurados vários planos de financiamento (empréstimos bancários, leasings, etc.) até um máximo de 10 planos. Mais abaixo explicamos como.
COMO CONFIGURAR UM NOVO PLANO DE FINANCIAMENTO?
De seguida, explicam-se os passos necessário para criar um plano detalhado de financiamento para o projeto.
NOTA: Os passos são idênticos para os Planos de Amortização de Financiamentos Históricos e para o Simulador de Financiamentos. |
Exemplo: empréstimo a 5 anos, no montante de 50.000€, para financiamento de uma máquina (investimento em equipamento de produção) a iniciar no 1º ano do projeto, com prestações mensais, e uma taxa de juro anual de 5%.
DICA: poderá usar um plano criado no Simulador de Financiamentos e integrá-lo diretamente no seu projeto. Para o efeito, clique no botão Importar Simulação e o plano de financiamento será automaticamente integrado. |
Para criar um novo plano de financiamento, clique no botão Iniciar Novo Plano.
O ecrã dos pressupostos do financiamento ficará visível e os dados solicitados deverão ser preenchidos.
Entidade Financiadora: indique o nome do banco (ou entidade semelhante) ao qual o financiamento é contraído (opcional).
Descrição do financiamento: breve descrição do financiamento a que se refere (opcional).
Elementos para cálculo: indique os pressupostos que lhe são solicitados, tendo em atenção que a Taxa de Juro deverá ser Anual. Quanto à Frequência dos Pagamentos, estão disponíveis os seguintes: mensal, trimestral, quadrimestral, semestral e anual.
Sistema de Amortizações: deverá selecionar o formato de amortização do empréstimo, conforme as opções que são apresentadas.
Impostos Associados: caso existam impostos associados ao financiamento, as taxas deverão ser colocadas nestes campos.
Termos de Negociação do Financiamento: neste ponto, o utilizador poderá definir o empréstimo com Períodos de Carência (período no qual onde não existirão reembolsos de capital mas existirão pagamentos de juros), Períodos de Diferimento (período onde não existirão reembolsos de capital nem pagamentos de juros) ou então assinalar a opção Sem Períodos de Carência ou Diferimento. Atenção que os períodos que indicar deverão estar de acordo com a periodicidade dos pagamentos. Por exemplo, se tiver assinalado a frequência de pagamentos como "Mensal", os nº de períodos de carência ou diferimento que indicar deverão corresponder, igualmente, a meses.
Após a configuração dos pressupostos, clique no botão Calcular Plano de Pagamentos para finalizar. Automaticamente um Plano de Financiamento detalhado é gerado e os valores são distribuídos (de forma igualmente automática) por todo o projeto, mais concretamente pelos mapas de Resumo da Dívida.
No caso de pretender alterar algo no Plano clique no botão Alterar Pressupostos do Plano e reveja os dados e volte a recalcular o empréstimo. Os valores serão automaticamente atualizados.
As imagens em baixo exemplificam o plano de financiamento criado neste exemplo.