O Business Planner tem incluída uma ferramenta que lhe permite simular planos de financiamento (ex: empréstimos bancários). Pode ser usada, por exemplo, no caso de negociação com o banco, onde poderá fazer simulações muito próximas da instituição bancária.


NOTA: o Simulador de Financiamentos utiliza as mesmas funcionalidades que os Planos de Financiamento e os Planos de Amortização de Financiamentos Históricos mas com a vantagem de servir apenas de simulador, sem interferir com os dados dos projetos.



Para iniciar o Simulador de Financiamentos clique no botão Simulador, na barra localizada no topo do Business Planner.



O ecrã do Simulador é iniciado com um plano vazio. No topo, encontrará a barra de botões correspondentes às opções do Simulador:

  • Pressupostos: utilize esta funcionalidade caso pretenda gerar um novo plano ou alterar um já existente. Os dados dos pressupostos são, por exemplo, montante do financiamento, taxa de juro, etc. (esta opção é explicada, ao detalhe, mais abaixo);
  • Abrir Simulação: abrir um plano anteriormente gerado pelo Simulador;
  • Guardar Simulação: permite guardar num ficheiro o resultado da simulação para que mais tarde possa ser novamente configurado ou integrado num plano de financiamento.
  • Imprimir Plano: permite gerar uma versão do plano para impressão (PDF, por exemplo);
  • Exportar para Excel: permite exportar todo o plano para o formato Excel. Muito útil, caso pretenda usá-lo em outros mapas ou realizar outras operações no mesmo.




Para iniciar a simulação de um novo plano clique no botão Pressupostos.



O ecrã dos pressupostos ficará visível e os dados solicitados deverão ser preenchidos.




Entidade Financiadora: indique o nome do banco (ou entidade semelhante) ao qual o financiamento é contraído (opcional).


Descrição do financiamento: breve descrição do financiamento a que se refere (opcional).


Elementos para cálculo: indique os pressupostos que lhe são solicitados, tendo em atenção que a Taxa de Juro deverá ser Anual. Quanto à Frequência dos Pagamentos, estão disponíveis os seguintes: mensal, trimestral, quadrimestral, semestral e anual.


Sistema de Amortizações: deverá selecionar o formato de amortização do empréstimo, conforme as opções que são apresentadas.


Impostos Associados: caso existam impostos associados ao financiamento, as taxas deverão ser colocadas nestes campos.


Termos de Negociação do Financiamento: neste ponto, o utilizador poderá definir o empréstimo com Períodos de Carência (período no qual onde não existirão reembolsos de capital mas existirão pagamentos de juros), Períodos de Diferimento (período onde não existirão reembolsos de capital nem pagamentos de juros) ou então assinalar a opção Sem Períodos de Carência ou Diferimento. Atenção que os períodos que indicar deverão estar de acordo com a periodicidade dos pagamentos. Por exemplo, se tiver assinalado a frequência de pagamentos como "Mensal", os nº de períodos de carência ou diferimento que indicar deverão corresponder, igualmente, a meses. 


Após a configuração dos pressupostos, clique no botão Calcular Plano de Pagamentos para finalizar. Automaticamente um Plano de Financiamento detalhado é gerado. As imagens em baixo exemplificam o plano criado neste exemplo.




Caso pretenda guardar esta simulação para futura consulta/alteração, clique no botão Guardar Simulação. Indique o local e o nome do ficheiro da simulação e faça Guardar. O ficheiro é guardado com extensão ".uniquebpf" e poderá ser aberto, novamente, pelo Simulador (opção Abrir Simulação) ou na zona dos Planos de Financiamento.