Este mapa representa um resumo das diversas fontes de financiamento do projeto. As células a amarelo são de input direto do utilizador.


A célula do Ano 0, referente a Financiamentos de Instituições de Crédito, corresponde às necessidades de financiamento totais no arranque do projeto. Ou seja, esse será o montante total de financiamento que será necessário configurar.




DICA: para verificar qual o montante de financiamento necessário para o projeto, aconselha-se a seguir os seguintes passos:
  1. Configure o Investimento;
  2. Orçamente os Rendimentos e os Gastos de Exploração
  3. No mapa Origem do Financiamento indique o montante do Capital realizado (e/ou outros tipos de Capitais Próprios)
  4. No mesmo mapa, verifique o valor calculado para as necessidades de financiamento (célula Financiamentos de Instituições de Crédito)
  5. Configure os financiamentos (um ou mais) usando os Planos de Financiamento do Business Planner de modo a que atinjam esse valor.



NOTA: Acerca dos Incentivos não reembolsáveis, o valor é contabilizado na conta de subsídios do Capitais Próprios por contrapartida de Outros devedores e credores do Ativo e Proveitos Diferidos (Passivo) no momento do recebimento. Em cada exercício é considerado em Outros Rendimentos e Ganhos no valor equivalente às amortizações do imobilizado na proporção do incentivo sobre o investimento. Este valor é abatido em cada exercício ao valor de subsídios nos Capitais Próprios.