O software Business Planner usa uma tecnologia desenvolvida pela NewStart chamada Moduuli (R) Engine e que permite uma integração automática dos dados contabilísticos nos mapas históricos do Plano Financeiro. Ou seja, se o projeto que está a desenvolver no Business Planner corresponder a uma empresa com dados históricos, é possível preencher de forma automática os Balanços (BAL) e as Demonstrações dos Resultados (DR) até 3 anos passados, ligando o último ano histórico com o 1º ano previsional.




A importação é feita em dois passos:


  1. Importação de balancetes, usando a plataforma Moduuli Engine, para um repositório de dados que poderá ser usado pelo software Business Planner ou outro software RCR (ex: Controlo Orçamental);
  2. Carregamento nos mapas BAL e DR Históricos os dados importados. Neste passo, os dados são carregados de acordo com o mapeamento predefinido pelo software podendo, no entanto, o utilizador fazer alterações aos dados após a importação, caso tenha um mapeamento diferente do normal SNC. Para saber mais sobre este assunto consulte o tópico Mapeamento dos Dados Contabilísticos Importados.



De seguida, exemplificamos como poderá importar dados da sua contabilidade e integrá-los no seu projeto.



PASSO 1 >> Abrir o Importador de Dados Contabilísticos:


Se ainda não tem dados históricos carregados no seu projeto, deverá iniciar o interface de importação de dados para importar balancetes em Excel ou SAFT. Na barra de botões no topo em FICHEIRO, clique no botão Importador.




Imediatamente um novo ecrã é carregado e corresponde ao Importador de dados contabilísticos. Este interface é o primeiro passo para a importação de dados, porque permite-lhe importar para uma base de dados própria os balancetes da sua contabilidade, por forma a poder reutilizá-los em qualquer projeto que faça e que inclua histórico.




Todos os dados contabilísticos importados deverão estar associados a uma entidade. Para criar uma empresa clique no botão Empresas com que Trabalho (4). Em Configurações e Definições (5) poderá configurar o local onde deverá estar localizada a base de dados dos balancetes importados. O menu Consultar Dados Importados (3) permite-lhe visualizar os balancetes após importação e antes que possam ser carregados nos BAL e DR.



PASSO 2 >> Importar Balancetes da Contabilidade:


Existem duas opções de importação:


  1. Importar SAFT Contabilidade 
  2. Importar Balancetes Excel


Clique em cada um dos links para saber como se processa cada tipo de importação.


NOTA: aconselhamos a que, sempre que possa, utilize a importação de ficheiros SAFT, pois estes ficheiros contêm a informação toda de um intervalo de períodos (por exemplo, de Janeiro a Dezembro) e com uma importação apenas poderá ficar com mais do que um balancete guardado. A importação de ficheiros Excel apenas possibilita a importação de um mês de cada vez.




PASSO 3 >> Carregar dados nos BAL e DR históricos do projeto:


Após a importação dos balancetes, estes são armazenados na base de dados do programa e podem agora ser carregados e reutilizados em qualquer projeto. Como?


No Business Planner, em Plano Financeiro selecione o menu Dados Históricos. Depois selecione Balanço ou Demonstração dos Resultados.



O mapa respetivo será aberto irá verificar que existem três colunas com células a amarelo que correspondem aos 3 anos históricos imediatamente antes do 1º ano previsional do seu projeto. Essas células são editáveis diretamente (caso não opte pela importação e pretenda inserir diretamente os dados nas respetivas rúbricas). Caso pretenda usar a importação, clique no botão Atualizar dados históricos da contabilidade (assinalado na imagem em baixo).



No ecrã seguinte, selecione a empresa à qual estão relacionados os dados da contabilidade do seu projeto, selecione os anos que pretende atualizar/integrar no projeto e clique em OK.



Rapidamente os dados que foram importados são colocados nas respetivas células dos BAL e DR históricos do seu projeto. Por último verifique se é necessário efetuar algum ajustamento de valores uma vez que o formato do BAL e DR são uma versão adaptada do SNC.


Para saber mais sobre o mapeamento de contas que é usado no BAL e DR pelo motor de importação, consulte o tópico Mapeamento dos Dados Contabilísticos Importados.