No ecrã do Importador de dados contabilísticos clique no botão Importar Balancete Excel. Um ecrã de importação é aberto e irá acompanhá-lo em todo o procedimento de importação.
Um ecrã de importação é aberto e irá acompanhá-lo em todo o procedimento de importação.
Em Selecione uma empresa da lista para associar ao balancete que vai importar, indique que entidade está associada a este ficheiro de dados.
De seguida, Indique o ficheiro que corresponde ao balancete que deseja a importar. Clique em Localizar para procurar o balancete no seu disco onde, previamente já deverá ter sido gerado e exportado pelo software de contabilidade da empresa.
Antes de avançar, deverá ainda indicar o Mês e o Ano a que corresponde esse balancete. É possível a importação dos 12 meses do ano e de 5 outros períodos contabilísticos: Abertura de saldos, Rectificações, Apuramento de resultados, Imposto sobre lucros e Encerramento, meses esses que são classificados na base de dados como 0, 13, 14, 15 e 16, respectivamente.
Atenção: é importante fazer corresponder o mês e ano ao balancete a importar, uma vez que o importador não tem possibilidade de detetar a que mês se refere o balancete em formato Excel.
Para continuar com a importação, clique em Seguinte.
A fase seguinte do processo de importação será a do mapeamento das colunas do balancete em Excel para as colunas da base de dados do importador.
Se já existir uma configuração criada para este tipo de balancete, selecione a opção Eu já tenho uma configuração de importação criada para este tipo de balancetes e clique em Localizar para escolher o ficheiro de configurações que, previamente, já fora criado em importações anteriores.
Caso não tenha configurações para este balancete (por exemplo, poderá ser a primeira vez que está a importar balancetes deste tipo), selecione a opção Eu não tenho nenhuma configuração de importação criada.
Clique em Seguinte para avançar.
Se, no ecrã anterior, optou por referenciar um ficheiro de configurações, automaticamente este ecrã aparece preenchido com as colunas do ficheiro Excel a que correspondem os campos da base de dados. Os campos disponíveis para mapeamento são:
- Número da Conta (obrigatório). Sem estes elementos, o balancete fica sem qualquer referência de dados;
- Nome da Conta (opcional);
- Movimentos devedores e credores mensais (opcional);
- Acumulados devedores e credores (opcional);
- Saldos devedores e credores (obrigatório). Sem estes elementos o balancete fica sem qualquer referência de dados.
Caso não tenha configurações, terá que mapear manualmente os campos. Para realizar esse mapeamento deverá identificar no balancete em Excel as colunas a que correspondem os campos do importador Moduuli. No exemplo em baixo, as colunas mapeadas estão identificadas como A, B, C, D, E e F. As colunas referentes aos movimentos mensais são deixadas em branco porque não estão disponíveis (e porque são opcionais).
Neste ecrã de importação, existem ainda duas opções a ter em conta. A primeira é referente ao Sinal dos Saldos. Poderá optar por Manter o sinal dos saldos credores ou Inverter o sinal dos saldos credores, conforme mostra a imagem. Durante o processo de importação do balancete, o Moduuli automaticamente irá adaptar os valores dos saldos credores conforme a sua escolha.
A segunda opção é relativa à descompensação (ou não) dos saldos devedores e credores. Ao assinalar a opção Processar descompensação de saldos, o importador irá recalcular todos os saldos do balancete, após importação, convertendo saldos líquidos das contas (que não sejam de movimento) em saldos devedores e credores.
Para prosseguir, e iniciar a importação, clique em Seguinte.
Após concluída a operação de importação, os dados aparecerão numa grelha para que os possa validar antes de os guardar no repositório de dados Moduuli.
Clique em Seguinte, para avançar para o passo final.
Se pretender guardar as configurações de importação (mapeamento das colunas Excel), deverá selecionar a opção Guardar passos da importação antes de concluir. No caso de já ter uma configuração guardada não necessita de repetir estes passos.
Para guardar as configurações, em Guardar como, indique o nome a atribuir ao ficheiro de mapeamento. Poderá guardá-lo em qualquer local.
Por último, e para terminar o processo da importação do balancete, clique em Concluir. Os dados serão agora guardados e passam a estar disponíveis para uso nos mapas dos orçamentos.