Este mapa demonstra como são calculados os diversos Cash-Flows (de Investimento, de Exploração e Liquido), importantes para as análises de avaliação do projeto. Desta forma, importa entender de que forma se apuram os cash-flows do projeto.


No mapa dos Cash-Flows é possível identificar 3 componentes:


  1. Cash-flow de Exploração (que recebe informação da Demonstração dos Resultados);
  2. Cash-flow de Investimento (que recebe informação do mapa de Investimentos);
  3. Cash-flow Líquido (ou Operacional)


CASH FLOW DE EXPLORAÇÃO = Resultado Líquido + Gastos/Reversões de Depreciações e de Amortizações


No caso do Cash-flow de Investimento, a situação mais comum num projeto é que seja realizado um único investimento no Ano 0 (ou ano de investimento). No entanto, também podem verificar-se casos em que se efetuam outros investimentos em anos seguintes. Estes valores também fazem parte do cash-flow de investimento assumindo um valor negativo, o que, neste caso, identifica uma entrada de fundos para a empresa.


CASH FLOW DE INVESTIMENTO = - Investimentos em Capital Fixo + Desinvestimento em Capital Fixo + Valor Residual de Investimentos - Investimento em Fundo Maneio + Desinvestimento em Fundo Maneio + - IRC Mais ou Menos Valias    


No que se refere ao desinvestimento em capital fixo, há que ter em conta dois aspectos:


  • Quando um projeto chega ao final do período definido, normalmente existem investimentos (como por exemplo,  equipamentos ou imóveis) que possuem algum valor. Assim, torna-se necessário considerar uma receita de numerário que corresponda ao valor de mercado desses bens;
  • De igual modo, se não for conhecido o valor da venda (valor de mercado) do equipamento, deverá considerar-se o seu valor contabilístico (Valor de aquisição - Depreciações e Amortizações).



No caso de ser conhecido o valor da venda do ativo, é importante averiguar se existem mais ou menos valias decorrentes dessa transação. Caso o cenário seja de mais-valias (Valor da venda (VV) - Valor contabilístico (VC) > 0), os valores a transportar para o plano de fluxos financeiros do projeto serão:

    

  • Cash Inflow : Desinvestimento em Capital Fixo =  VV - VC
  • Cash Outflow : IRC (mais valias) = Mais Valias x (1 – Taxa IRC)
  • Caso existam menos-valias, o valor do desinvestimento será o valor da venda.


As mais-valias ou menos-valias são consideradas, respectivamente, uma receita ou uma despesa do exercício fiscal, sendo o seu saldo tributado normalmente pelo imposto sobre lucros (ou IRC).


CASH-FLOW LÍQUIDO = Soma do Cash-Flow de Exploração com a soma do Cash-Flow de Investimento.



Os valores finais deste mapa são apresentados no Dashboard de Avaliação e Decisão.


Para saber mais sobre os critérios utilizados na decisão de projetos de investimento, consulte o tópico Critérios de Decisão em Projetos de Investimento.