Este mapa possibilita ao utilizador construir cenários alternativos para o projeto, através da variação de algumas rubricas-chave.



O que é a Análise de Sensibilidade?


A análise de sensibilidade visa, em geral, determinar a região no espaço dos parâmetros em que o resultado obtido permanece válido. A expressão “análise de sensibilidade” é também frequentemente utilizada como sinónima de determinar quais os parâmetros mais "sensíveis", ou seja, aqueles cujo valor importa definir com maior precisão.



Em que contextos é útil a aplicação da Análise de Sensibilidade?


Fazer uma análise de sensibilidade é quase sempre aconselhável. No entanto, em momentos de grande incerteza de mercado, ou existindo dúvidas sobre alguns dos principais pressupostos do estudo de viabilidade (ex: procura, capacidade de produção, taxa de inflação, gastos, etc.) a análise de sensibilidade deve ser feita.



Como executar uma Análise de Sensibilidade neste mapa?


Para cada uma das rubricas apresentadas (e para cada ano) deverá fazer variar o valor em função de um Índice de Variação (IV). No caso do valor do IV ser igual a 1, significa 100%, isto é, 0% de variação. Se o valor do IV for superior a 1, a variação significa um aumento. No caso de ser inferior a 1, significa um decréscimo.



ATENÇÃO: Uma vez que as rubricas da Análise de Sensibilidade estão relacionadas com Rendimentos ou Gastos, as suas variações podem afetar positiva ou negativamente o cenário. Ou seja, um valor do IV nos Gastos com Pessoal igual a 1,1, significa um aumento nesse tipo de gasto, o que corresponderá a um cenário pessimista da simulação. O inverso deverá ser tido em conta para as rubricas relacionadas com rendimentos.



Para saber mais sobre os critérios utilizados na decisão de projetos de investimento, consulte o tópico Critérios de Decisão em Projetos de Investimento.


Para saber de outras formas de simulação no Business Planner, consulte o tópico Dashboard de Avaliação e Decisão.