Neste mapa são orçamentados com detalhe todos os gastos com remunerações. Os valores colocados neste mapa refletem-se no mapa Resumo dos Gastos com Pessoal.
Este mapa, sendo um mapa detalhado, possibilita que o utilizador insira diversas categorias (ou funcionários) e as suas respetivas remunerações ao longo dos anos do projeto. O Business Planner fará os cálculos automaticamente. Mais abaixo é explicado como preencher este mapa.
COMO PREENCHER ESTE MAPA?
Os valores são colocados a preços constantes. As células a amarelo são células de input direto.
O mapa detalhado de Pessoal é composto por três mapas:
- Quadro Pessoal: aqui deverá identificar o nº de trabalhadores por categoria. Se preferir, em vez de categorias, poderá trabalhar diretamente com o nome dos funcionários.
- Remunerações Base Mensais: aqui deverá indicar o valor da remuneração base mensal para cada categoria.
- Remunerações Base Anuais: os cálculos anuais são efetuados automaticamente, com base na informação do nº meses de remuneração definidos no mapa Pressupostos. A coluna Gastos Fixos corresponde à percentagem de Gastos Fixos da rubrica, sendo o remanescente considerado Gasto Variável. Esta configuração é importante para o cálculo do Ponto Crítico.
O mapa vem já predefinido com algumas categorias que podem ser alteradas e o utilizador poderá ainda adicionar ainda mais. Para adicionar uma linha clique no botão Adicionar Pessoal. Uma nova linha será adicionada aos três mapas e, no primeiro (Quadro Pessoal) deverá indicar o nome da categoria (ou do funcionário) e esse nome será replicado nos restantes mapas.
A introdução dos valores neste pode ser realizada de forma direta (preenchendo diretamente as células a amarelo) ou, em alternativa, utilizar a opção de projeção automática, sendo que esta última torna o procedimento muito mais ágil e rápido.
DICA: esta funcionalidade poupa tempo e trabalho na introdução dos dados neste mapa! |
Para usar a opção de projeção rápida clique no botão Progressão dos valores.
No ecrã seguinte, defina as regras de progressão para o nº trabalhadores e para a remuneração base mensal associada à categoria.
No lado esquerdo do ecrã indique o Nº Trabalhadores para o 1º ano do projeto. De seguida indique como pretende Evoluir o Nº Trabalhadores para o 1º ano e seguintes. Para que a projeção seja automatizada, aplique uma das seguintes regras de projeção:
- Igual: o mesmo valor definido no 1º ano, será atribuído aos anos seguintes do projeto. (ex: para um projeto de 5 anos, se o valor é de 10 trabalhadores para a categoria "Operadores de Armazém" no 1º ano, o valor será igual nos anos seguintes; ou seja, essa categoria terá sempre 10 "Operadores de Armazém" ao longo dos anos do projeto);
- Em Percentagem: o nº trabalhadores do 1º ano será a referência e os anos seguintes crescerão sempre em função da percentagem definida;
- Em Valor: o nº trabalhadores do 1º ano será a referência e os anos seguintes crescerão sempre acumulando o valor definido. (ex: para um projeto de 5 anos e para um nº trabalhadores igual a 10 na categoria "Operadores de Armazém" no 1º ano, se a progressão for de 1/ano, teremos para o 2º ano e seguintes os valores 11, 12, 13 e 14 trabalhadores nessa categoria);
- Não fazer nada: caso não pretenda alterar o nº trabalhadores na categoria respetiva basta indicar esta opção e os valores não serão alterados.
No lado direito do ecrã indique a Remuneração Base Mensal para o 1º ano do projeto. De seguida indique como pretende Evoluir o Remuneração Base Mensal para o 1º ano e seguintes. Para que a projeção seja automatizada, aplique umas das regras de projeção disponíveis (semelhante ao nº trabalhadores).
No final, clique em Aplicar Progressão e os cálculos serão realizados automaticamente e os valores aplicados às células respetivas.